terça-feira, 15 de setembro de 2009

Eu me entupi de documentários sobre o 11 de Setembro, nos últimos dias. Gosto de saber detalhes. Há quem diga que sou fúnebre, não é isso, mas tá.
Primeiro, assisti, no The History Channel, 102 Minutos que Mudaram o Mundo, com imagens inéditas (vídeos e fotos) de testemunhas e ligações de bombeiros e policiais de NY. Mostrou o horror, o pânico e principalmente, a incredulidade nos rostos de cada cidadão. Se eu estivesse lá teria enfartado, pois provavelmente, acharia que era o começo de uma guerra mundial e que o mundo acabaria em seguida. Tenho horror de fim de mundo, pra quem não sabe.
Depois, no mesmo canal, passou o documentário Hotel Ground Zero, sobre o Hotel Marriot, que fazia parte do complexo do World Trade Center e pelo que entendi, havia uma conexão com as Torres Gêmeas, onde muitos passavam para visitá-las. Se eu estiver errada, por favor, me corrijam.
O documentário exibiu entrevistas com alguns hóspedes, funcionários e bombeiros. Eu só não entendi como é que teve gente que não saiu do hotel, logo após o impacto do segundo avião. Um avião podia ter sido um acidente, mas dois aviões? Enfim, na hora do desespero, ninguém raciocina direito.
O hotel foi destruído quando a torre sul desmoronou.

Aí, teve mais um, só que no Discovery Channel.
No programa Conspirações, o Discovery exibiu A Terceira Torre, que se tratava de um outro prédio do complexo WTC.
Era chamada de Torre 7, tinha 47 andares, sendo que lá funcionavam escritórios do governo. A Torre 7 não foi atingida por destroços, era a torre mais distante das Gêmeas. E mesmo assim, caiu. Houve um incêndio que, segundo especialistas, não faria esse estrago todo.
Estudiosos e profissionais da área acreditam que a Torre 7 foi destruída por uma implosão controlada.
Pelos relatos, até faz sentido, até porque quase não se falou do desmoronamento dessa torre. Muita gente não sabia nem da existência dela.

Lembro que na época, minha amiga Paula Demônio, que mora na Flórida, falou que rolava um boato violento que tinha dedo do governo nisso tudo.
Não acredito que seriam capazes de fazer uma atrocidade dessa com o próprio povo, mas também não boto minha mão no fogo, não. Tem gente capaz de qualquer coisa quando dinheiro e poder estão em jogo.
Eu, hein?

Nenhum comentário: